domingo, 11 de abril de 2010

CCZ de Bauru (SP) enfrentará processo por extermínio de animais

A polêmica em torno da morte de animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) agora deve chegar à Justiça.
“As denúncias sobre os maus-tratos são antigas, mas agora temos todas as provas necessárias para tomarmos providências legais contra os responsáveis”, diz o José Hermann Schroeder, 49 anos, advogado da Ong Naturae Vitae.
Segundo José, o número de cães e gatos mortos pelo CCZ gira em torno de 500 por mês.
“O que foi apurado pela Beatriz [Schuler, do Instituto Vidadigna] e pelos assessores do Feliciano [Filho, deputado estadual-PV] é um ultraje e alguém tem que ser responsabilizado”, afirma a presidente da Ong Naturae Vitae Fátima Schroeder, 37. Ela ainda fala mais sobre a descoberta dos crimes.
“Os assessores e a Beatriz viram um funcionário levando o cão para caminhar e ‘desestressar’, aí ele volta morto… um absurdo!”, conta, indignada sobre o suposto “passeio dos horrores”.
Povo nas ruas cobra uma solução
Nas ruas, o assunto também é bastante comentado. “É dever dos órgãos públicos encontrar uma maneira de controlar as doenças sem matar os animais”, diz a operadora de cobrança Vanessa Gavioli, 22.
“Podemos até discutir sobre os animais doentes, mas se estão sacrificando os saudáveis, a coisa está muito errada”, comenta Rogério Rodrigues, 29, funcionário da CPFL. Até o termo “sacrifício” está sendo discutido.
“O que o CCZ está fazendo não é ‘sacrifício’ porque a questão poderia ser resolvida de outra maneira. Quando você mata tantos animais assim, ‘sacrifício’ parece leve demais”, afirma o advogado José Hermann Schroeder. “Nós cobraremos legalmente explicações do diretor da CCZ [José Rodrigues Neto], queremos saber o porquê desta prática”, diz.
Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não vai se pronunciar enquanto não for comunicada de alguma ação judicial.


Fonte: Rede Bom Dia

Um comentário:

  1. boa tarde amigos
    estava cuidando destas duas criaturas de Deus que foi abandonadas onde estou construindo, mas infelizmente hj mataram o macho que é o bco e preto na foto não tenho como ficar a branquinha pois ja 2 cachorros e dois gatos. Ela esta muito triste e fica correndo pela rua procurando seu companheiro, peço que me ajudem a achar um lar para ela. A branquinha é muito amorosa e adora brincar, por favor alguem me ajude a dar um lar a essa cachorrinha.

    agradeço de td coração

    Cris

    ResponderExcluir