quinta-feira, 15 de abril de 2010

Animais perdidos nas ruas ou abandonados são capturados e encaminhados para adoção

O Setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Piedade (SP) iniciou o serviço de controle da população de cães na cidade. A ação é realizada em parceria com a Associação de Apoio aos Protetores e aos Animais de Piedade Bichos do Bem. Segundo divulgou o setor, os cães apreendidos e que possuem tutor serão devolvidos mediante o pagamento de multa no valor de R$ 50, mais 2% ao dia de retenção, para custear as despesas. Os animais capturados são encaminhados ao canil instalado no bairro Piratuba, local que pode ser visitado pela população. De acordo com a Diretoria de Saúde de Piedade, cerca de 70% dos cães que atualmente circulam pela cidade são animais semirrestritos, ou seja, que têm tutor, mas vivem nas ruas.

Os tutores que tiverem seus cães recolhidos serão multados (Foto: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul)
A entidade parceira dispõe de voluntários, entre eles dois veterinários. A Vigilância Sanitária informa que são três as etapas do serviço de controle. A primeira consiste em capturar e abrigar os animais abandonados, obedecendo à seguinte ordem de prioridade: animais feridos, doentes, filhotes e animais no cio. Depois é feita a castração dos animais, após expirado o prazo de procura pelo tutor, que é de sete dias. A castração será ato de prioridade, a fim de evitar a proliferação desordenada de animais abandonados.



Adoção

O último passo do processo é colocar os animais para adoção. Ela será feita mediante preenchimento do Termo de Guarda Responsável pelo Animal, no qual o adotante declara total responsabilidade pela vida e saúde deste. Os animais doados serão entregues castrados, vacinados e vermifugados. A parceria entre a Associação e a Vigilância Sanitária também vai proporcionar, informou a Vigilância Sanitária, a realização de campanhas educativas com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil para a responsabilidade de se adotar um animal. Mais informações sobre a captura de cães, pelo telefone (15) 3244-1228.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário