domingo, 28 de março de 2010

Conservação em Foco aborda plantas alimentícias não convencionais nesta terça

Estima-se que existam ainda cerca de 50 mil plantas alimentícias no mundo, sendo pelo menos 10 mil no Brasil. Porém, a falta de divulgação de sua existência seria uma forma de reduzir a oferta de alternativas de alimento à população, por meio de poucas espécies “mais produtivas”, deixando algumas delas na mão do controle das corporações das sementes, inclusive as transgênicas

Por Paula Cassandra - InGá

No dia 30 de março, próxima terça-feira, a primeira edição do ano do Conseração em Foco vai abordar o tema As plantas alimentícias não convencionais (PANC's) para a soberania alimentar brasileira. Na ocasião, a agrônoma e proprietária do Sítio Capororoca, Silvana Bohrer, e a professora de Agronomia da UFRGS, Ingrid Bergman Barros, vão debater o tema, com a mediação do professor de Biologia da UFRGS e inGazeiro, Paulo Brack.O estudo das PANC's têm mostrado um novo rumo para a soberania alimentar. Estima-se que existam ainda cerca de 50 mil plantas alimentícias no mundo, sendo pelo menos 10 mil no Brasil. Porém, a falta de divulgação de sua existência corresponde a uma forma de reduzir a oferta de alternativas de alimento à população, por meio de poucas espécies “mais produtivas”, deixando algumas delas na mão do controle das corporações das sementes, inclusive as transgênicas, que tomam conta do mercado das sementes.
Um estudo de 2007, feito pelo biólogo Valdely Kinupp, na Região da Grande Porto Alegre encontrou 312 PANC's, que seriam nativas ou espontâneas. Elas podem ser utilizadas como verduras (folhas e caules), frutas, tubérculos, sementes, amêndoas, castanhas, etc. Requerem pouco trato e nada de insumos químicos. O agronegócio considera tudo isso sem valor, pois não cumpre a função de engordar os que enriquecem, no abuso da natureza e do agricultor.
O Conservação em Foco é promovido pelo InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais e a partir deste ano acontece sempre na última terça-feira do mês. Toda a comunidade está convidada e a entrada é franca.
Conservação em Foco com entrada franca

Local: Casarão do Arvoredo - Rua Cel. Fernando Machado, 464 - Porto Alegre/RS

Quando: 30 de março de 2010

Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário