terça-feira, 26 de abril de 2011

Coração de mãe: Marinalva abriga mais de 139 animais

Imagine uma noite muito fria e chuvosa. Você está louca para chegar em casa, tomar um banho quente, vestir roupas secas e se servir de uma saborosa refeição.



Afinal, quem suporta sentir frio ou fome, ainda mais os dois ao mesmo tempo? Finalmente, você está próxima de casa. Só mais algumas poças d’água e chegará ao portão. De repente é surpreendida por um pequeno cãozinho. O animal lhe encara, parece olhar fixamente em seus olhos. Seu semblante mostra fome, frio e medo. Diante de tal cena como entrar e dormir sem pensar na vida que ficou do lado de fora?
É diante de imagens como essa que Marinalva Maria de Araújo, merendeira de 50 anos de idade, fica com o coração amolecido. A protetora, como gosta de ser chamada, mora em Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, e divide a casa com mais de 139 peludinhos, sendo 128 cães e 11 gatos. "Comecei a cuidar de animais em 1991", revela. A colhedora já não tem condições de receber mais animais, mas eles não param de chegar. "As pessoas sabem que eu acolho, então amarram cães no meu portão", justifica.



Os gastos são muitos, somente boa vontade não pode pagar. São, em média, 30 quilos de ração por dia o que resulta em 900 quilos por mês. Além disso, há gastos com castração, vacinas, vermífugos e todos os tipos de medicamentos veterinários. Como os animais vêm da rua, chegam com inúmeras lesões. Os 139 cães e gatos vivem de doações, porém, nem sempre elas aparecem. Marinalva utiliza as redes sociais para promover a sua causa, mas lamenta as doações não serem continuas.

A protetora contava com a ajuda de uma voluntária para a limpeza do local, porém, há alguns dias, essa senhora passou a exigir um salário pelo seu serviço. Sem pestanejar, Marinalva deu sua televisão como forma de pagamento. Diante de tantas dificuldades, ela já cogitou a possibilidade de abrir mão do seu maior sonho, que é o de ter uma chácara para fundar um abrigo. "Preciso de uma empresa para me ajudar com rações e remédios, além de veterinários voluntários para me ajudar a lidar com a saúde dos animais", ressalta.
Hoje, todos os adotados vivem na própria casa da dona. O local não é apropriado, muita área construída e pouco espaço para os animais circularem. Marinalva participa de feiras de doação. Dos 128 cachorros, 80 são castrados e vão à feira em busca de um lar com melhores condições.
Quem tiver condições, e quiser ajudar, pode entrar em contato com Marinalva pelo endereço eletrônico marinalvaprotetora@gmail.com.br ou telefone (11) 7412-0779.



Por Bianca de Souza (MBPress)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rã virtual substitui sacrifício de animais de laboratório

Rã virtual substitui sacrifício de animais de laboratório

--------------------------------------------------------------------------------
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa de computador que pode substituir o sacrifício de animais durante as aulas de fisiologia.
O programa pode substituir o uso de animais nas aulas práticas de Fisiologia e Biofísica, ministradas nos cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física.
Os estudantes que usaram o simulador acertaram mais questões, enquanto o outro grupo teve mais dificuldades em responder às questões cognitivas. Foto: Francisco Cubo/ Antoninho Perri


Rã virtual

O software educacional, chamado Fisioprat, simula o mesmo procedimento tradicionalmente feito em rãs durante as aulas, mas de forma interativa e lúdica e sem a necessidade de sacrificar o animal.
Além disso, o simulador complementa o ensino fornecendo conteúdo adicional que melhora o aprendizado.
“O objetivo foi justamente propor uma alternativa ao uso de animais sem que o ensino fosse prejudicado,” explica o biólogo Francisco Cubo Neto, que desenvolveu o simulador sob a orientação do professor Miguel Arcanjo Areas.
O software está em processo de patenteamento e, segundo o biólogo, não existem no Brasil produtos semelhantes.

Sacrifício dos animais

Em geral, o uso de rãs ocorre nas aulas práticas para avaliação dos reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica. São conceitos importantes para a disciplina, passados a partir de uma aula teórica.
Na sequência, no laboratório, os alunos visualizam como ocorrem os reflexos com o animal intacto e, depois, repetem o mesmo experimento com o modelo animal com a medula lesionada.
“A compreensão do conteúdo é fundamental e, até então, não existia outra forma de demonstrar o mecanismo a não ser utilizando o modelo animal. Por isso, o Fisioprat constitui mais uma opção, além do que abarca todos os temas ensinados na aula,” esclarece Miguel.


Simulação eficaz

Segundo ele, o programa tem como adicional, em relação às aulas tradicionais, uma tela de exercícios, que aparece em cada tópico com o objetivo de reforçar as explicações.
Também foram incluídas resoluções de estudos de casos para que se avaliasse o nível de absorção do conteúdo por parte dos alunos. Em cada uma das telas é dado um feedback para o aluno.
Por fim, são feitas as incisões nas partes do animal por meio de animação gráfica, com a vantagem de se poder repetir o experimento por várias vezes para melhor fixação do conceito.
“Quando a aula é feita no laboratório, existe a possibilidade de que algo possa dar errado. Por exemplo, a anestesia mal aplicada pode comprometer o experimento e o animal não responder aos estímulos ou morrer. Com isso, é preciso utilizar outro animal”, esclarece.

Avaliação

O simulador foi testado com quatro turmas de cursos oferecidos pela Unicamp. Participaram estudantes de duas turmas de Biologia, uma de Medicina e outra de Enfermagem.
Todos, num total de 127 estudantes, fizeram a aula teórica normalmente como ocorre no método convencional. Em seguida, os estudantes foram separados em dois grupos: um grupo realizou a aula prática tradicional, com o modelo animal, enquanto o outro realizou a aula prática com o Fisioprat.
Para avaliar o nível de influência no aprendizado ao se utilizar a nova metodologia, foi aplicado um questionário, ao final da aula prática para os dois grupos.
Os resultados apontaram que o Fisioprat cumpre seus objetivos, pois as notas mais altas foram observadas no grupo que utilizou o software. Ou seja, o grupo que usou o simulador acertou mais questões, enquanto o outro grupo teve mais dificuldades em responder às questões cognitivas.
O biólogo acredita que o programa ainda pode ser melhorado.
O mais importante, porém, é que a iniciativa abre caminho para que outras metodologias substituam o uso de animais nas aulas práticas.

Fonte: Inovação Tecnológica via ANDA

[Olhar Animal] CAMPANHA DO AGASALHO ANIMAL EM SC

[Olhar Animal] Acórdão do TJSP reconhece a crueldade aos animais em rodeios

15/04/2011


Acórdão do TJSP reconhece a crueldade aos animais em rodeios
--------------------------------------------------------------------------------
Por Renata de Freitas Martins, advogada ambientalista

Em novembro de 2007 a Mountarat Associação de Proteção Ambiental moveu uma ação civil pública em face de Doctor's Ranch, tendo como objeto o impedimento da ré em utilizar animais em festivais, treinamentos, aulas ou eventos similares a serem realizados a qualquer momento.

A Mountarat abraçou tal demanda considerando-se diversas denúncias que vinha recebendo sobre as constantes laçadas de animais realizadas na Estrada de Caucaia, altura do número 1000, no Município de Cotia, com diversos testemunhos de flagrantes de animais desfalecidos no local, bem como o anúncio da ré de que realizaria um festival de laçadas de animais naquele mês.



LEIA MAIS EM http://bit.ly/hfO3Xf

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MANIFESTAÇÕES CONTRA A EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - DIA 16

MANIFESTAÇÕES CONTRA A EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL --------------------------------------------------------------------------------
No próximo dia 16 de abril ocorrerão manifestações pacíficas contra a experimentação em diversas cidades. Veja abaixo os banners sobre os atos em Brasilia e São Paulo:


DIVULGUE! 32 eventos de adoção de cães e gatos (até 10 de abril)

Agenda de Eventos de Adoção

------------------------------------------------------------------------------
32 eventos de adoção de cães e gatos (até 10 de abril)
O Olhar Animal publica semanalmente uma relação de eventos de adoção que ocorrem em vários pontos do país. Adote! Divulgue!



Ceará



09/04 Feira de Adoção APATA - Benfica - Fortaleza CE





Distrito Federal





09/04 Feira de Adoção SVPI - Asa Norte - Brasília DF



Minas Gerais



09/04 Amigo não se compra, se adota! - Braúnas - Contagem MG

09/04 Adote um Amiguinho Fiel - Centro - Araxá MG

10/04 Adote um Amiguinho Fiel - Urciano Lemos - Araxá MG





Paraná



09/04 Feira de Adoção - Fazendinha - Curitiba PR

09/04 Feira de Adoção Permanente da Soc. Prot. dos Animais de Campo Largo - Centro - Campo Largo PR





Rio de Janeiro



09/04 Campanha de Adoção do SOS VIDA ANIMAL - Copacabana/Bairro Peixoto - Rio de Janeiro RJ

09/04 Adote um Bichinho e Salve uma Vida - Tijuca - Rio de Janeiro RJ

10/04 Feira de Adoção AMA ANIMAL - Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro RJ





Rio Grande do Sul



09/04 Feira de Adoção de Cães Adultos e Filhotes - Ipanema - Porto Alegre RS

10/04 Feira de Adoção de Cães e Gatos da SOS Animais - Centro - Pelotas RS





São Paulo





Grande SP



09/04 Feira de Adoção União SRD 2011 - Pompéia - São Paulo SP

09/04 Projeto SOS Felinos MIAUDOTE! - Pq. da Moóca - São Paulo SP

09/04 Feira de Adoção de Cães e Gatos - Praça da Árvore - São Paulo SP

09/04 Feira de Adoção Toca dos Gatinhos - Consolação - São Paulo SP

09/04 Feira de Doação de Cães e Gatos - Higienópolis - São Paulo SP

09/04 Feira da Adoção Cão Sem Dono - Centro - Poá SP

09/04 Feira de Adoção - Alphaville - Barueri SP



09/04 - 10/04 Feira de Adoção APAA - Santo Amaro - São Paulo SP

09/04 Feira de Adoção União SRD - Pompéia - São Paulo SP

09/04 Feirinha de Adoção Patinhas da Liberdade - Granja Viana - Cotia SP

10/04 Feira de Adoção Natureza em Forma Matilha Cultural - Consolação - São Paulo SP





Interior



09/04 Feirinha de Adoção - SOS Animais Abandonados - Jd. Servilha - Jundiaí SP

09/04 Centro de Adoção de Cães e Gatos - Vista Verde - S. J. dos Campos SP

09/04 Feirinha de Adoção SOS Animais Abandonados - V. Rio Branco - Jundiaí SP

09/04 Me Leva Pra Casa G1 - Jardim Nilópolis - Campinas SP

09/04 Me Leva Pra Casa G2 - Jardim Aurélia - Campinas SP

09/04 Feira de Adoção - Centro - Jacareí SP

09/04 Feira de Adoção Gapa - Centro - Indaiatuba SP

09/04 Feira de Adoção de Animais - Jd. Maria Augusta - Taubaté SP

09/04 - 10/04 Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Jd. Alvorada - S. J. dos Campos SP